11 anos de resistência

Nossa História

O Coletivo “O Circo Tá na Rua” existe desde 22 de Julho de 2013 e se propõe a construir um espaço de troca, multiplicação e divisão da arte do circo, mediante treinos semanais gratuitos e públicos na Praça Nauro Machado, todas as segundas das 19h às 21h, no Centro Histórico de São Luís.

Nos encontros, a população tem acesso aos materiais para o aprendizado das técnicas circenses, em um grande treino coletivo, construindo um espaço de formação, discussão e revitalização da arte circense. O Circo Tá na Rua funciona em rede com diversos outros grupos culturais locais que atuam na ocupação de espaços públicos promovendo ações sociais e culturais voltadas para comunidade.
De forma independente, em pouco tempo, o projeto tornou-se referência para artistas de circo locais e viajantes do Brasil e do mundo que buscam trocar experiências circenses, haja vista ser o único lugar da cidade de São Luís que oferece vivência gratuita de circo para qualquer pessoa de todas as idades.

Em 2023, se reerguendo pós-pandemia, o grupo realizou o evento “O Circo Tá na Rua – 10 anos”, em comemoração aos 10 anos de nossa existência. Realizado de modo independente e sem recursos financeiros, contou com parceiros e proporcionou ao público oficina de circo, espetáculo de palhaçaria do próprio grupo, espetáculo de mágica com Jeif Karaf, e intervenções circenses em palco aberto com a participação de números de pirofagia e malabarismo e do Circo Vira Lata, um casal de artistas circenses viajantes da Colômbia e Suécia.

Em 2022 as principais atividades realizadas foram: o Projeto “Arte da Nossa gente” realizado pelo Laborarte (centro cultural fundado em 1972, referência na produção artística maranhense) que consistia em 3 meses de atividades diversas em 5 comunidades periféricas da cidade de São Luís, dentre elas aulas de circo com o Coletivo O Circo Tá na Rua; e a III Caravana O Circo Tá na Rua, que será detalhada abaixo.

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia, nos quais o Coletivo decidiu interromper suas atividades em praça pública, para respeitar as normas de vigilância sanitária e incentivar o distanciamento social. As atividades do grupo se mantiveram de modo online, com lives, oficinas, debates, séries informativas, dentre outras ações registradas em nossas redes sociais. Em 2020 a principal atividade realizada foi o II Festival de Circo em São Luís, que será detalhado abaixo.

Antes, vale ressaltar que além das atividades principais, o coletivo atua principalmente em duas frentes: participando dos principais eventos do calendário cultural do Estado (Semanas Maranhenses de Teatro e de Dança, Sesc Circo, Aldeia Sesc Guajajara de Artes etc.) e; em prestação de serviços para eventos de naturezas diversas (aniversários, casamentos, shows, inaugurações de lojas, feiras etc.).

Dentre as principais atividades, além da oficina de circo que acontece semanalmente, as que compõem o calendário de ações do grupo são: a “Caravana O Circo Tá na Rua”, o “Festival de Circo em São Luís”, o “Sarau de Segunda” e o projeto “Vem Andar e Voa”. Sempre que possível, se promove um evento anual de comemoração ao nosso aniversário, como estratégia de manutenção e fortalecimento do grupo.

Fundadores

Donny dos Santos

Produtor cultural há 15 anos, idealizador do Festival de Circo em São Luís com 4 edições realizadas e do projeto de circulação Caravana O Circo Tá na Rua com 3 edições realizadas, além de atuar na produção dos principais eventos da cidade, como as Semanas Maranhense de Teatro e de Dança, Sesc Amazônia das Artes. É professor universitário e fisioterapeuta. Mestre em Cultura e Sociedade pelo PGCult (UFMA) e doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão, é especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo CEMES (UFMA) e em Dança Educacional pela Faculdade São Fidélis. Com formação técnica nas áreas de Teatro, Dança, Circo e Produção Cultural. Atuou como diretor/coreógrafo do Núcleo de Formação Artística e da Móbile Cia de Dança e como bailarino na Pulsar Cia de Dança e Núcleo Atmosfera de Dança. Professor de Técnicas Circenses e Dança Contemporânea em diversos espaços da cidade e foi eleito representante do Maranhão no segmento circo no último Conselho Nacional de Cultura realizado. Coordena o Coletivo O Circo Tá na Rua há 10 anos, único espaço de formação em circo atuante no Estado do Maranhão.

Fernanda Marques

DRT 538/MA Artista de Teatro e Circo formada em Teatro Licenciatura/UFMA, Graduanda em Licenciatura em Educação Física é integrante co-fundadora do Coletivo "O Circo tá na Rua" atuando como produtora cultural, pirofagista, professora, acrobata, malabarista, pernalta, palhaça e atriz. É idealizadora do Projeto “Vem Andar e Voa” que compartilha técnicas circenses e jogos teatrais na formação de mulheres pernaltas em São Luís- MA. Atuou como Professora de Circo no projeto "Circo Escola" da SEMCAS (2018-2019). Dentre os principais trabalhos artísticos estão: Intervenção Voadores (2018); Espetáculo Héstias, intervenção de mulheres com fogo (2017); Aquecendo pra subir na vida (2020), vencedor de melhor espetáculo na Mostra Circo e Rua da XV Semana do Teatro no Maranhão; O Rádio (2021), espetáculo que dirigiu e mescla a linguagem do circo e do teatro, ganhador do prêmio de melhor direção, dentre outros, na XVI Semana de Teatro no Maranhão.

Membros

Prêmios