Bianca Borsoi

Bianca Borsoi, ao estudar Pedagogia se encantou pelas Escolas Vivas e Conscientes e até hoje usa esse aprendizado como guia para seus ensinamentos e trocas de perna de pau com crianças e adultos

Bianca Borsoi, a @bia.gigante, é carioca. Fez faculdade de Artes Cênicas e por muito tempo trabalhou com cenografia em diversas áreas. Ao estudar Pedagogia se encantou pelas Escolas Vivas e Conscientes e até hoje usa esse aprendizado como guia para seus ensinamentos e trocas de perna de pau com crianças e adultos. Depois que se mudou para Salvador, em 2019, continuou seu trabalho como educadora nesse modelo pedagógico, em uma escola chamada Quintal das Crianças. Também ministra aulas particulares e coletivas de perna de pau para os diversos públicos. E tem um projeto voltado para crianças no Morro da Sereia que se chama Terra de Gigantes, no bairro Rio Vermelho.

Bia conheceu a perna de pau por volta de 2014 a partir de uma apresentação da Cia Carroça de Mamulengos. Os membros da Cia são hoje seus amigos e fonte de grande inspiração, pois reúnem um conjunto artístico que Bia ama: cultura popular, música, cenário, figurinos, adereços, crianças e família.
Foi nesse mesmo ano que @bia.gigante iniciou sua jornada na perna de pau com Raquel Poti. Participou de oficinas com o Coletivo Pernaltas, acompanhou a Cia Carroça de Mamulengos, e se aprimorou com cursos de dança da Cia De Mistérios. Atualmente faz manipulação de fogo em Salvador com seu professor de circo Rafael Bandeira. Considera o trabalho com coletivos importante para quem experimenta a perna de pau, mas estar só também é um momento único.

Além dos Mamulengos e da Poti, o
Coletivo Pernalta (Conceição Carlos, Ricardo Gadelha, Gui Stuts, Pedro S.) foram importantes na formação como pernalta dessa Gigante! Além da lista de inspirações da Bia que é grande: Stalin Siriguela(GO), Lígia da Cia de Mistérios y Novidades(RJ), Natalia Santana(RJ), Trupe Baião de Dois(SP), Aline Bach (RJ) Toni Edson (AL), Davi Maia (DF), Elan Ferreira (RJ), Jansen Nascimento (BA).

Ela também fez parte de alguns coletivos quando morava no RJ: Grandarilhos, Barracão Centelha, Amigos da Onça… E em Salvador participou de edições do Teatro de Rua do Pelô, e o Coletivo Ser de Arte, em Mata de São João. Atualmente está montando um coletivo exclusivamente de Mulheres Pernaltas, grupo aberto para qualquer mulher que se interessar!

Compartilhe: